Sunday 5 June 2011

Os dias das eleições

Votei na escola n.º 2 dos Olivais, a escola onde completei o ensino secundário. Uma escola que teve obras significativas nos últimos anos, e que agora tem excelentes condições, incomparáveis com as que tive quando lá estudei. É bom, não é?


Na quarta-feira estacionei o meu carro no largo do carmo, numa rua de estacionamento devidamente demarcado e provido de parquímetros - os quais não tenho de pagar visto que sou residente. Como ando pouco de carro deixo-o ficar estacionado no mesmo sítio durante dias seguidos e, geralmente, salvo uma ou outra borracha do pára-briras que algum bêbedo leva emprestada, não tenho motivos para me preocupar com a segurança do carro. Só que na sexta-feira havia comício do PSD. E quando chego ao largo do carmo vejo uma mesa bem animada com betos à paisana, fardados com t-shirt laranja e óculos ray-ban, bebericando mines justamente no local onde, pensava eu, estaria o meu carro. Perguntei ao polícia, que mostrou-se surpreendido e disse que não sabia de nada. Só lá estava para garantir a ordem. Lá acabei por saber que tinham rebocado o meu carro para outro largo, ainda dentro da zona onde tenho direito a estacionamento - foram cuidadosos e pouparam-me a uma multa. O PSD precisava do espaço para fazer o comício final de campanha e os restaurantes exigiam um espaço para as esplanadas. O PSD resolve a coisa oferecendo o que não é deles: a rua onde estava estacionado o meu carro. É curioso como um partido que, depois de uma evolução falhada, faz agora questão de mostrar que ocupa bem o seu espaço no 25 de Abril - pena é que, para ocupar este espaço, tenha de mandar fora tudo tudo o que lá estava antes. Incluindo o meu carro. Que eu saiba, isto nem sequer é legal. É mau, não é?